Um vício chamado açúcar

Bom dia queridos tudo bem?

Graças a Deus chegou o fim de semana né?

Vou contar pra vocês minha experiência pessoal nestas últimas semanas em relação ao açúcar.

Esse mês eu dei uma descontrolada com a alimentação, e vim aqui falar pra vocês o que observei em mim com as coisas que andei comendo. Não quero falar como uma verdade absoluta, estou me referindo ao que observei no meu organismo, pois cada um é diferente né? Não existe uma fórmula mágica em que todas as pessoas se enquadram.

Primeiramente, há dois anos quando iniciei meu processo de emagrecimento, tem um post aqui eu fui fazer reeducação baseada numa dieta de nutricionista onde meu cardápio tinham alimentos saudáveis e quase nada industrializados, e eu me habituei tanto com isso que juro, não sentia falta.

Eu dispensei doces, guloseimas e até gelatinas, nem de vez em quando comia nada disso porque não sentia mesmo nenhuma necessidade, é como se meu organismo tivesse tão limpo e quando eu queria comer algo doce, eu comia frutas tranquilamente. Nunca foi martírio pra mim negar uma sobremesa, fazia isso e ficava muito bem.

Depois que cheguei ao peso que queria, comecei a pensar em equilíbrio, em achar que eu deveria sim abrir espaço pros docinhos de vez em quando e me permitir comer algumas guloseimas.




 Muito bem, este ano eu comecei a comer mais doces de fim de semana até que percebi que durante a semana isso estava se repetindo. Após o almoço eu estava comendo quase todos os dias um docinho, até que este mês por diversas coisas que estou passando, final de ano, stress, provas o trabalho a falta da academia, eu me percebi comendo doces desenfreadamente e todos os dias. Mesmo sabendo que não podia, perdi o controle e pensava "preciso comer isso agora", e então há um mês durante todos esses dias eu tenho comido chocolates, pipoca doce, pão de queijo à noite na faculdade, e me dei conta que o açúcar é uma substância viciante, e que eu sou uma pessoa viciada. Pessoas em tratamento de bebidas alcoólicas por exemplo são orientadas a não dar o primeiro gole correto? Eu posso estar sendo exagerada muita gente vai pensar isso, acontece que cada um conhece o seu corpo e os efeitos que certas substâncias causam nele.

Fazendo um balanço de como eu me comportava com a comida há um ano atrás e como estou "enlouquecida" há um mês sem controle nenhum sobre isso, e o pior engordei 3 kg por causa desse descontrole, percebi que sim o açúcar pra mim é uma substância da qual eu não tenho controle e que meu corpo cada vez mais precisa dele nos momentos de dificuldade ou stress. Isso pra mim é vício, ou seja, eu não me "curei" deste vício totalmente e prefiro que, se for pra se assim, melhor evitar comê-lo.

Ficar sem açúcar, e eu estou falando do refinado mesmo, do que tem nos doces, bolos e chocolates pra mim é a melhor alternativa, já que vejo que não tenho o controle adequado pra comer essa substância. Ela realmente é viciante e lí um artigo na internet que vou disponibilizar o link aqui que foi feita uma pesquisa no Canadá sobre obesidade, e descobriu-se que para "algumas pessoas" o açúcar pode ser tão viciante quanto a cocaína. Realmente, o mais engraçado é que primeiro eu cheguei a conclusão sozinha de que eu sou viciada em açúcar e depois pesquisando na internet descobri esse artigo que relata esse mesmo sintoma em algumas pessoas. Óbvio que estamos falando aqui de uma pesquisa, e quando digo algumas pessoas, significa que isso não afeta mesmo todo mundo. Fato que pra mim, que diante do que vivi nesses últimos dias, acredito me enquadrar nesse grupo.

Este outro blog aqui relata que muitos pesquisadores compreedem também o açúcar como uma substância tão viciante que além de causar dependência pode estar associado há outros tipos de doenças como câncer e até depressão.

Por isso minha gente, vou deixar um outro link aqui embaixo caso queiram saber mais sobre o assunto, da história do açúcar e o vício. Me sinto sim uma pessoa viciada e a melhor forma que vejo de combater isso é eliminando as chances de ter crises com vontade de comê-lo. E pra mim só funciona não comendo. Tenho a sensação de que quando fico muito temo sem comer determinada coisa parece que esqueço o gosto que aquilo tem e se volto a comer, é incrível como vem uma vontade louca de querer sempre mais daquilo.

Será mesmo que para ter o tal equilíbrio, eu preciso mesmo comer a substância que me faz voltar a ter descontrole? No meu caso, parece que não.

Equilíbrio mesmo é viver bem, e se no meu caso conta não comer açúcar traz melhoria e bem estar no meu dia-a dia, não tenho medo de ficar sem o açúcar refinado. Os doces hoje em dia podem ser feitos sem açúcar e eu não vou perder o prazer em comê-lo só por substituir o açúcar por adoçantes se for o caso. Tanta gente vive bem sem isso não é?

Segue o link muito interessante para quem quiser mais informações:
 http://viajeaqui.abril.com.br/materias/acucar-doce-vicio-crise-de-saude#8

Um bju doce sem açúcar pra vocês.

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images