Viva em dieta, viva melhor - o livro

Olá pessoal, tudo bem?


Vim fazer hoje uma indicação de leitura do livro "Viva em Dieta e Viva melhor" do nutricionista Rodolfo Peres. Para quem ainda não conhece ele é especialista em Nutrição esportiva, consultor técnico da Probiótica, e professor Universitário em cursos de pós-graduação. Resumindo, o cara é fera e terminei esses dias de ler o livro dele.



Quando você lê esse título pode pensar: Que loucura, ficar o resto da vida em dieta! 
Vejamos, o que é dieta pra você?
Dieta nada mais é do que um plano alimentar.
Tem gente que come desregradamente, com uma dieta rica em gorduras saturadas, rica em carboidratos e pobre em nutrientes.
Então, perceberam que a palavra dieta assusta um pouco as pessoas porque lembra "regime"? E se ao percebermos que a palavra "regime" lembra coisas do tipo "regime limitar", que lembra regra, restrição, ausência de algo e a frase "não pode", no nosso inconsciente acabamos tendo medo da palavra DIETA.

O livro começa esclarecendo que dieta vem do grego da palavra díalita e "significa modo de viver".
Se pararmos pra pensar, hoje como vivemos mergulhados no trabalho e em tarefas, e nas grandes cidades com trânsito e pouco tempo livre pra fazermos o que gostamos ou queremos, como é possível se manter em uma alimentação equilibrada e saudável com uma vida assim?

E eu digo que é possível desde que você queira muito isso. Se você quiser comer adequadamente, cozinhar, escolher seus alimentos é possível, basta um pouco de organização. 

Voltando ao livro, ele basicamente vai te dar a base de como seguir uma dieta equilibrada planejando sua alimentação e tirando as dúvidas sobre a distribuição dos nutrientes, sobre horários para comer, sobre metabolismo, suplementos, necessidades nutricionais, hidratação, obesidade, e fala também um pouco sobre antropometria, e bioquímica, sobre como os nutrientes agem no nosso corpo e célula. Em uma linguagem perfeitamente clara mesmo as pessoas que não são do universo de nutrição e saúde, podemos compreender muito bem o que é falado.

Recomendo muito a leitura pois aprendi muita coisa legal. Rodolfo aborda inclusive o uso indiscriminado de suplementos e a obsessão que algumas pessoas podem ficar em relação a isso, como por exemplo deixar de ir a academia por não ter um pré-treino, ou  do desespero de muitos ao ouvir a palavra gordura, como se nós não precisássemos dela.
Há também uma parte no livro logo no início sobre carboidratos, sabemos que eles são nossa maior fonte de energia correto? 
Mas qual a necessidade que temos de consumir tantos carboidratos se passamos a maior parte do tempo sentados sem gastar tanta energia? Não que não seja um nutriente necessário, ele é e muito, mas será mesmo que devemos consumí-lo tanto assim?
E quanto a indústria alimentícia, por que não temos alimentos ricos em proteínas no mercado, se este é um nutriente tão importante para o desenvolvimento das nossas crianças? Por que o biscoito recheado tem açúcar ao invés de ser enriquecido com proteínas?
Será por isso que as nossas crianças estão cada vez mais obesas?

Fato que precisamos evoluir muito na nossa alimentação e acredito que a indústria só mudaria as coisas se houvesse um "boicote" dos consumidores de se negarem a adquirem produtos tão pobres nutricionalmente falando. O público preocupado com a saúde está cada vez mais tomando consciência disso tudo e espero de verdade não estarmos muito longe de atingir uma alimentação mais saudável nas prateleiras dos supermercados, mais próximas do que vivemos hoje, uma vida sedentária, onde não gastamos nem metade das calorias que comemos.
Mas enquanto isso não acontece, nossa opção é buscar sempre informação adequada para ter uma vida melhor. E hoje eu tenho certeza que diversos sintomas físicos que eu tinha de cansaço, indisposição, alergias, constipação, dores de cabeça, dores musculares, melhoraram muito com a dieta.
 E esta não é nenhuma dieta restritiva, eu aprendi a comer aquilo que é bom para o meu organismo. Eu não vivo em regime, eu não conto calorias, eu não vivo na dieta dos pontos e não tomo chás milagrosos para emagrecer, isso tudo não existe, o que existe é um conjunto de fatores e escolhas que fazemos para que nosso corpo reaja aos estímulos que fazemos. Se eu escolho o melhor pra ele, com certeza ele refletirá o melhor, na pele, nos cabelos, na disposição e também na estética.

Comer bem ou viver em dieta é um estilo de vida, que vocês pode ter certeza é muito benéfico.

Um bju pra vocês!

Segue os sites para quem se interessar: http://www.rodolfoperes.com.br/


You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images