As dificuldades no meio do caminho

E no meio do nosso caminho sempre tem obstáculos pra nos fazer mais fortes e perseverantes...


Quando decidimos emagrecer, parece que vestimos um armadura e ninguém segura nosso desejo e determinação.

Cada um tem um objetivo e durante um tempo, nos concentramos nisso como se fosse a coisa mais importante da nossa vida.Tiramos uma força que nem sabemos de onde vem.


É muita garra e persistência. Conheço gente que era extremamente sedentária, que se pudesse nem levantaria do sofá pra ir ao banheiro, e no entanto durante esse período, torna-se uma pessoa tão ativa, que surpreende a família e os amigos.
Gente que passa a levantar cedo pra caminhar, aos finais de semana, debaixo de chuva. Que cozinhava pratos beeem "gordinhos" cheios e molhos e queijos e que declarava jamais se livrar um dia desse tipo de prazer, mas no processo de emagrecimento desenvolve uma paixão por culinária leve e saudável que nunca imaginou.

Gente que descobre um amor por pedalar, correr, e por qualquer tipo de atividade que deixa seu corpo em movimento. É a tal endorfina, preenchendo o vazio que muitas vezes era substituído por comida.
E quando esses hábitos chegam assim com tudo, junto com ele vem o resultado, um corpo mais sadio, emagrecendo e respondendo à todo esse estímulo.
As pessoas passam a ficar mais bonitas, dispostas e felizes. E muitas vezes pra chegar a esse resultado, negamos qualquer tipo de alimento que possa sabotar nosso novo estilo de vida e a  nova pessoa que nos transformamos.
Daí quando falta pouco para chegar ao objetivo final, começamos a nos "permitir". Esse permitir vem depois de muita gente dizendo que você é bitolado, que se emagrecer mais vai ficar doente (e o que poucos sabem é que um estilo de vida saudável não quer dizer que sempre estará emagrecendo), que um docinho não te faz mal, que só hoje não tem problema. E isso vai ficando cada vez mais frequente, as exceções vão se abrindo, tornando-se mais cotidianas, é quando a pessoa percebe está estacionado, chegou bem perto do objetivo final, mas travou ali.

É quando os velhos hábitos vão se instalando novamente e parece que toda aquela garra acabou. A pessoa começa a pensar: "- O que aconteceu comigo que não consigo mais me conter, não tenho mais a mesma força de antes?".
E é neste ponto que eu queria chegar. Quem tem problemas com controle da comida, acredito eu pela minha própria vivência e por ter muita gente ao meu redor que emagreceu muitos quilos e venceram a obesidade, terão para sempre que cultivar bons hábitos e se policiar para não jogar todo seu esforço e luta por água abaixo.
Os novos hábitos não devem ser descartados e tidos como "uma fase na vida". Eles precisam ser vivenciados e relembrados a todo momento, e é por isso que são chamados de estilo de vida.

É necessário mudar a cabeça e reconhecer que comer melhor e praticar atividade física traz uma melhora na saúde e forma de viver. Se isso for levado como um período que vai passar, as velhas manias vão voltar e com ela os quilos que se foram e muitas vezes aquela pessoa sedentária que você não quer ser novamente.

É preciso estar alerta e sempre em busca de ser uma pessoa melhor consigo mesma, cuidando da saúde e mente.
Eu só quero dizer, que no meio do caminho, algumas coisas podem ocorrer para atrapalhar seus planos, um problema familiar, uma crise financeira, um perda, um desemprego, uma situação chata que esteja ocorrendo em sua vida, mas que não devemos deixar que isso seja uma desculpa para que voltemos a ser negligentes com a nossa saúde.
Poderá ser mais difícil, doloroso e muitas vezes parece que não tem mais volta. Só que desistir não é a saída. Se amanhã você disser que vai recomeçar e algo atrapalhar, não jogue tudo pro alto e diga que não tem mais jeito.
Levante-se e comece outra vez, quantas forem necessárias. Uma hora irá deslanchar novamente, e aquela pessoa determinada que começou tudo isso, irá voltar. Ela existe aí, mesmo que adormecida, só você poderá acordá-la. E lembre-se, todos nós passamos por isso em algum momento da vida, e mais importante que ressurgir, é nunca desistir!

Força aí!

bjus

You Might Also Like

2 Comente

  1. Vannn essas palavras era o que eu precisava nessa manhã, obrigada por estar na minha vida beijo grande amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa,

      Obrigada amor! Que bom que te fez bem!

      Espero continuar esse trabalho de motivação por aqui.

      Boa sorte!

      bjaum

      Excluir

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images