Mandalas Mágicas


Vou começar aqui uma série que vou chamar de Momento Zen.


Vocês sabem que eu tenho procurado desde o início da minha caminhada rumo à saúde, desfrutar de um momento só meu, como já contei neste post aqui. Procuro sempre leituras e atividades que me liberem um pouco do stress da vida cotidiana.

Estamos sempre correndo, atrasados, sem tempo pra parar num lugar tranquilo e tomar um café. E cada vez mais os momentos com amigos para jogar conversa fora estão ficando mais escassos. E nós, entrando na pilha de trabalho, estudo e descanso (isso quando dá).

É por isso que eu gosto de caminhar ao ar livre e de preferência num lugar arborizado pra poder colocar os pensamentos em ordem.

Mas de uns tempos pra cá, tenho aprendido em alguns livros, que mais importante que parar para refletir, é esvaziar a cabeça de qualquer tipo de pensamento. E é bem difícil ficar cinco minutos sem pensar em nada. Você já tentou?

Pois bem, se você conseguir verá o quanto isso faz bem. Mas não é algo fácil de se praticar não, e exige um pouco de esforço.

Existem algumas coisas que podem ajudar neste processo, e eu descobri através de uma amiga, que colorir mandalas é um bom exercício para esvaziar a mente.

A Mandala significa círculo em palavra “sâncristo”. Universalmente é o símbolo da integração e harmonia.
No Tibete e no budismo é usada como instrumento de concentração para atingir níveis superiores de meditação.
É por isso que o exercício de contemplar, colorir ou fazer uma madala é tão relaxante.

Pode ser utilizada em processos de tratamento psicológico para interpretação de símbolos de personalidade no processo de individualização.

Algumas organizações, preocupadas com o bem estar mental de seus colaboradores também utilizam as madalas como instrumento de inspiração para a criatividade.

E como eu vivo a procura de coisas que baixem a minha frequência, justamente pelo stress diário de tantas atividades e papéis que desempenho no meu dia a dia, eu comprei um livro chamado “Mandalas Mágicas” e uma caixa de lápis de cor para ver como era.

As instruções para colorir uma madala são as seguintes:

  • Sente-se num local tranquilo de preferência sem barulho ou até com uma música relaxante ao fundo;
  • Tenha um ambiente favorável, organizado e limpo para que não tire sua concentração;
  • Tenha uma caixa de lápis de cores bem variadas;
  • Esteja confortável;
  • Esteja concentrado na tarefa de deixar sua mandala o mais colorida e agradável para você, não deixe outros pensamentos invadirem sua mente, enquanto estiver na sua tarefa;
  • Não tenha pressa;
  • E escolha uma mandala por vez para colorir;

Dizem que escolhemos o desenho que mais se aproxima do nosso sentimento no momento, e as cores escolhidas também demonstram nosso estado de espírito.
Quanto mais tempo levamos numa atividade dessas, mas relaxados e libertos de pensamentos perturbadores estaremos.

Eu gostei muito de fazer, e ainda não terminei a minha primeira madala, mas realmente é um exercício delicioso de fazer. Lembra a infância, quando coloríamos livros de história sabe? E traz um sentimento de paz e tranquilidade maravilhoso.

Faço um pouquinho por dia, à noite, em silêncio e tenho um sono muito melhor nos dias que consigo pintá-las.
Para quem quiser, existem muitos sites na internet que disponibilizam as mandalas para colorir, é só escolher uma e imprimir.

Se alguém aí já faz ou conhece mais atividades assim, me conta aqui nos comentários. Eu adoro experimentar essas coisas. Porque saúde também é cuidar da mente!

bjus



*imagens google

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images